domingo, 25 de setembro de 2011

A ligação pelo sofrimento

Realmente, eu entendo mas não compreendo... Nos livros de história, desde de pequena, nós não  aprendemos que seremos felizes para sempre?? Não??? A dor dos meus amigos é a minha dor, e deixo aqui registrado, não acredito que acabou. FIM. Essa mensagem é para a minha querida amiga Thaís Redher!

Quando a chuva passar e o sol se abrir... Abre a janela e veja EU sou o sol....

A ligação pelo sofrimento


por Andre Lima - andrelimareiki@gmail.com
Existem vários padrões emocionais e sentimentos negativos que mantemos como uma forma de permanecermos conectados aos familiares e antepassados. Na maioria das vezes fazemos isso de forma inconsciente. É o que eu chamo de ligação pelo sofrimento. É uma forma adoecida de demonstrar amor e lealdade. A tentativa de rompimento desse tipo de ligação por parte de um membro da família poderá provocar sentimentos de culpa e traição. Por outro lado, a família também poderá acusar e se sentir traída por aquele que deseja romper a ligação pelo sofrimento.

Esse conjunto de sentimentos levam  a uma auto-sabotagem daquele que deseja se libertar, levando-o a perpetuar sentimentos e padrões negativos por uma vida inteira, além de passar para os filhos fazendo com que a negatividade sobreviva através das gerações.

Vamos exemplificar. Imagine uma criança que tem uma mãe muito cobradora e perfeccionista, que gosta de ditar os passos da criança mesmo quando ela já teria condições de tomar certas decisões sozinha. Como toda criança sente necessidade de ser reconhecida e amada pelos pais, a tendência é que ela faça tudo para agradar a mãe e obter sua aprovação. Durante a infância, ela enxerga o comportamento da mãe como algo normal, pois não tem experiência nem amadurecimento pra perceber o que acontece. Sente-se pressionada a infância inteira, mas não se dá conta que poderia ser diferente. Depois que vai crescendo, pode perceber como esse padrão de tentar agradar a mãe a todo custo para obter seu reconhecimento é sufocante e como já deixou de fazer coisas que gostaria para agradá-la, carregando assim várias frustrações. A partir daí, a então adolescente ou adulta tenta romper o padrão e experimenta fazer algo que deseja diferente do que a mãe gostaria. Surge, então, o sentimento de culpa por não ter agradado a mãe. E a mãe por sua vez, provavelmente reforçará esse sentimento cobrando e fazendo chantagem emocional.

Cria-se um relacionamento baseado no sofrimento, mas que pode parecer "amor" e dedicação de parte a parte. A mãe se acha muito preocupada e dedicada e só quer o bem da filha, quando no fundo age baseada em sentimentos egoístas e necessidade de controlar. E a filha passa por cima de suas vontades, e vai acumulando inconscientemente frustração e raiva da mãe. Age como se fosse a boazinha e aceita as imposições e às vezes fará até parecer que suas vontades são iguais as da mães, para obter reconhecimento. Tudo vai se acumulando  gerando infelicidade e acaba aparecendo em forma de dificuldades de relacionamento e até doenças físicas. Esses padrões normalmente são passados de geração em geração. Basta investigar um pouco a relação da mãe com a avó e veremos provavelmente uma repetição de comportamento.

Essas ligações de sofrimento ocorrem de variadas forma. Um outro exemplo. Uma mãe que perde um filho e passa uma vida inteira guardando a tristeza da perda. Muitas vezes, o sentimento acaba sendo cultivado e essa mãe não se permite dissolver a tristeza e ficar em paz para manter uma ligação com o filho. Já tratei vários casos de perdas com a *EFT (técnica para auto-limpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo), inclusive de mães que perderam filhos.

Como é um trabalho emocional muito profundo, ele acaba dissolvendo a tristeza e trazendo paz interior, apesar da perda que a mãe sofreu. Entretanto, em vários atendimentos já vi a pessoa expressar ou demonstrar que não quer dissolver totalmente aquele sofrimento, por que se sentiria como se estivesse se afastando da pessoa que se foi. A lógica emocional é que, se você ama, tem que sofrer com a perda o resto da vida. Se ficar em paz, é porque não ama mais ou não amava tanto assim. A pessoa sente como se estivesse traindo ou abandonando o ente querido que se foi. "Um pouco dessa tristeza é saudável, como posso ficar totalmente em paz depois de uma perda como essa? É uma ferida aberta que nunca vai cicatrizar. Tenho muito amor pelo meu filho". Esses são pensamentos que podem ou não ser verbalizados  que estão rodando o inconsciente.

Na verdade, quando dissolvemos a tristeza ou o  sentimento de luto, resta uma ligação boa associada a uma paz interior. O amor permanece e a necessidade do sofrimento desaparece. É possível, então, pensar na pessoa que morreu e sentir apenas bons sentimentos. Para a mente e para o ego, acostumados a sofrer, isso parece totalmente impossível. No entanto, um trabalho bem conduzido com a EFT leva a esses resultados na maior parte dos casos.

Atendi por um tempo uma cliente que tinha depressão e ela percebia claramente dentro de si, pensamentos e sentimentos dizendo que ela não poderia ou não deveria ser feliz por que a mãe dela sofreu a vida inteiro e morreu com depressão.  Como ela poderia então ser feliz se a mãe não teve esse direito? É o sofrer em solidariedade, uma forma doente de demonstrar que ama. Por mais estranho que possa aparecer, esses pensamentos são bem comuns em casos de família com depressão. Boa parte das vezes são pensamentos inconscientes que precisam ser descobertos para que possam ser curados com a EFT.

Essa ligação também pode se manifestar na vida financeira e travar o crescimento de alguém que se sentirá culpado se conseguir levar uma vida melhor que a dos pais. Um filho poderá não progredir nos estudos tanto quanto seria possível para que não se sinta muito distante e afastado dos pais e outros familiares.

Em casos de famílias obesas, um membro que queira emagrecer poderá se sentir culpado. Uns  emagrecem e depois voltam ao peso inicial para que se sintam aceitos pelos familiares.

A escolha de relacionamentos, a repetição de vícios, o desenvolvimento de doenças físicas podem estar relacionados ao padrão de perpetuação e ligação pelo sofrimento.

Enfim, é possível ver essa ligação nas mais diversas áreas. É preciso ficar atento para que possamos identificar e sair dessa armadilha que nos leva a uma grande auto-sabotagem inconsciente.

André Lima - EFT Practitioner. 

*EFT - Emotional Freedom Techniques - É a auto-acupuntura emocional sem agulhas. Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas emocionais. Você mesmo pode se auto-aplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse: 
http://www.eftbr.com.br/manual-gratuito.asp e baixe o seu manual.  Texto revisado




por Andre Lima - andrelimareiki@gmail.com 
Lido 1506 vezes, 33 votos positivos e 0 votos negativos.   

Visite o site do Autor

4 comentários:

  1. É preciso ficar atento para que possamos identificar e sair dessa armadilha que nos leva a uma grande auto-sabotagem inconsciente.
    É o que eu acho que está acontecendo com êle.
    E começou desde aquela época que uma garota jovem beijou ele na rua lembra?Mas ele empurrou ela,pediu transferência do distrito ele disse NÃO.MAS NESTE CASO, ESTAVAMOS COM TANTOS PROBLEMAS, E ELE VIU NELA UM OÁSIS,MAS NÃO FICAMOS BEBENDO AGUA O TEMPO TODO, A SEDE VAI PASSAR E AI VAI VER O QUE FEZ COM A VIDA DELE.O QUE ME DOI NÃO FOI ELE TER IDO PRA CAMA COM ELA, FOI O QUE ANTECEDEU ENTENDE?A PAQUERA,A MASTURBAÇÃO MENTAL ,ISSO FOI PIOR, ENQUANTO EU ESPERAVA DENTRO DE CASA O BEIJO DE JUDAS!VOU OU ESCREVER UM LIVRO SOBRE A NOSSA HISTÓRIA.EU VIREI UM NADA!

    ResponderExcluir
  2. sABE aLE VOCÊ TÃO JOVEM FOI A UNICA PESSOA MADURA E QUE NÃO CONDENOU SÓ SOFREU JUNTO HOJE EU RECEBI UM EMAIL DE UMA SENHORA E O QUE ELA ESCREVEU FOI TÃO CRUÉL SAEU VOU POSTAR AQUI PARA VC VER COMO TEM GENTE DE TODOS OS NIVEIS eU PREFIRO TER MERDA NA MINHA VIDA DO QUE TER TIDO UMA VIDA DE MERDA,VEJA O QUE ELA ME ESCREVEU PARA ME CONSOLAR.

    Oi Thaís, eu estou sem palavras!
    Juro que posso entender muito tua dor, porque como sabe, passei por situação parecida. Lendo seu e-mail, dou Graças à Deus, agora, que não chegou a rolar nada de concreto. Sofri muito, claro que não tanto quanto vc está sofrendo, mas tudo isso só confirma aquela frase: "Quem anda com criança, acaba cagado!"
    Espero sinceramente que o tempo vá curando pouco a pouco essa cicatriz enorme. E se precisar de alguém pra desabafar, conte comigo.
    Não deixe de dar notícias.
    Abração.
    RITA

    ResponderExcluir
  3. RESDPPONDI NO ASSUNTO:ISSO NÃO
    RITA,
    ELE NÃO É E NUNCA FOI CRIANÇA,ELE ME DEU OS MELHORES DIAS DE SUA VIDA, FORAM 16 ANOS DE PERFEITO ENTROSAMENTO E PAIXÃO E AMOR,E RESPEITO.QUANDO EU O CONHECI ELE TINHA 20 ANOS EU 46.ELE IA TER SUA CRISE EXISTENCIAL E TEVE COMIGO,ELE IA SER O ESCARIOTES MAS COMIGO,ELE IA MATAR E SERIA EU.MAS EU ESTOU SUPLICANDO A DEUS QUE POSSA FAZER SUAS PALAVRAS DO SALMO 119 UMA VERDADE EM MINHA VIDA HOJE PEDIA ELE QUE ME DESSE 3 MESES PARA ESSA LUTA MAS COM AS MESMAS ARMAS,EU VOU VER NO QUE VAI DAR E SE TIVER DE SER SERÁ, MAS ELE SERÁ PARA MIM A SAUDADE QUE EU GOSTO DE TER,A MINHA PAIXÃO O MEU ENCANTAMENTO,EU TO TÃO DOENTE MAS TÃO, QUE EU ACHO QUE NÃO PASSO DESTE ANO, OU SE PASSAR TEREI UMA VIDA VEGETATIVA, NADA MAIS ME IMPORTA NADA.O TEU CASO FOI UMA AMIZADE NADA MAIS,E DOEU, EU SEI, MAS 16 ANOS É UMA VIDA,PARA QUEM JA NEM TEM COMO LUTAR,MAS EU SEI LÁ, CREIO NUM DEUS QUE PODERÁ SILENCIAR TODOS OS QUE DISSERAM ja era de se esperar PORQUE NA VERDADE, NÃO VIA ELE COMO UM HOMEM, MAS UM MENINO E EU SERIA O QUE ENTÃO?NÃO HAVIA AMOR DE NINGUÉM POR NÓS?ISSO É UMA TRISTE CONSTATAÇÃO.NÃO ELE NÃO CAGOU EM MIM,OU MIJOU, EU CONHEÇO ESSA FRASE COMO QUEM COM ANDA COM CRIANÇA ACABA MIJADO,ELE CAIU NUMA ARMADILHA, A MULHERADA TA PEGANDO QUALQUER UM, PENSE BEM, ELA TODOS ESTES ANOS, UMA FILHA COM 15 OUTRA COM 16 TEVE DIVERSOS RELACIONAMENTOS, NÃO SEGUROU NENHUM PORQUE SERÁ? QUE DEUS POSSA ILUMINAR,FAZER LUZ AO CORAÇÃO E A MENTE DO MEU WELL,EU TE PEÇO, SE QUISER ME AJUDAR, FAZER ORAÇÃO.E EU TE MANTEREI INFORMADA SIM.CADA DIA TO DE UM JEITO.
    ELE VIRÁ AMANHÃ ACHEI ESTRANHO ISSO.
    SE DEUS AGIR QUEM IMPEDIRÁ.

    ResponderExcluir
  4. tODOS OS MEUS COMENTÁRIOS SAIRAM COM O MEU ANTIGO BLOG .MAS VC SABE QUAL QUE É O MEU DE HOJE,FOI VC QUEM CRIOU PARA MIM .nEM ENTRE ALI EU ACHO QUE NEM DÁ MESMO ELE FOI TRANCADO POR MIM NÃO HÁ NINGUÉM.
    http://tredher.blogspot.com/
    ESTE É O CORRETO

    ResponderExcluir

Deixe aqui uma quimera...! Bom, muito bom tê-los por aqui!