quarta-feira, 20 de abril de 2011

Ato Primário

(TEXTO EXTRAÍDO DO BLOG: "AFETO LITERÁRIO" DA AUTORA LETÍCIA PALMEIRA)

Eu deixo registrado o meu sincero agradecimento a querida Letícia Palmeira do Blog: Afeto Literário, pela generosidade em me emprestar o seu texto, pois me identifiquei e muito com ele e no que estou vivendo neste momento,  Espero que apreciem, assim como eu.
Letícia, meus sinceros agradecimentos e obrigada pelo seu talento!

O corpo dele murcha após o ato. Velho teatro nosso. Eu aprendi a converter mentiras. Acredito que você me ame tanto quanto ama seus carros em miniatura. Vou à cozinha e estanco na frente da TV. Chico César diz que a indústria cobra do artista mais produção e menos qualidade. Lembro de seu corpo ainda impávido colosso sobre a cama. Será que ando cobrando demais? Cansada, ultrajada, apenas uma mulher beirando o limite da paciência. Farta. Estou farta e não me diga que sorri tranquilo seus dias comuns. Eu não acredito naquele que se diz feliz e relaxado, nunca estressado e também não acredito nos demais que defendem suas opiniões em tom de ironia. Não acredito na mulher que não trai. Mentirosas, em seus amores acuadas, são tão fulanas que me cansam. O retrato no criado mudo é gente de minha família. Você, murcho e ainda me querendo, fala de sua família também. Casei, descasei e não surto porque o tarja preta é tão forte que me fracassa. Você entende coisas pela metade porque vive tudo pela metade. Estou tentando viver a vida de outras pessoas há dias. Sou o vizinho, sou meu irmão, sou a cunhada e sou a simplista que ganha flores e acredita que o dia termine fechado em pacto de satisfação. Não há quem seja feliz sob efeito de rejeição. E o que rejeita? Meus medos, ansiedades e assisto Woody Allen para rir de minha própria cara. Sou vazia que nem me vejo no espelho. Trabalho em pleno sábado e chego em casa torta de tanto fingir alegria. Grande parte da população sofre sem motivo. Mulheres competem por homens em imensas filas de mão única. Eu não sou grande parte da população. Sou pequena. Nunca serei única. E dor maior é saber que igual a você há mais de milhares. Suas ideias geniais são as mesmas ideias geniais que passam pelas cabeças de todos os outros. Não ser novidade é ruim. Leio filosofia, leio jornal, sinto arrepios quando penso em sexo, mas calo. Ninguém gosta de compartilhar verdade. O bom é ter rede social e espalhar vitalidade, exibir fotos de passeios, sorrisos e ficar de lá pra cá vendo quem engordou, enfartou ou teve seu comentário difundido. Deito ao seu lado e assumo minha postura bestial. De boca calada, escancarada em pura vontade, aconteço ao ato primário. Eu acasalo enquanto pessoas gozam ao vazio manifesto de suas verdades cheias de defeitos de fabricação.
Beijos no coração.

O Mundo Mágico de Escher

Boa Pedida para este feriado, Eu vou e você??
As obras lúdicas e interativas são fantásticas....!
Confira.



O Mundo Mágico de Escher


19 Abr a 17 Jul

Local: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares
CCBB SP

Horário: Terça a domingo

A mostra reúne 94 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Escher ficou mundialmente conhecido por representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano e explorações do infinito. Escher foi um gênio da imaginação lúdica e um artesão habilidoso nas artes gráficas, mas a chave para muitos dos seus efeitos surpreendentes é a matemática, utilizada de uma forma intuitiva. A exposição mostra de forma analítica o desenvolvimento da obra gráfica do Escher em uma carreira de mais de 50 anos. Além disso, a exposição evidencia os efeitos de alguns fenômenos de espelhamento, perspectiva e matemática em diversas instalações interativas e lúdicas, além de um filme em 3D.






SERVIÇO




Data: 19 de abril a 17 de julho de 2011

Horário: Terça a domingo, das 09h às 20h

Local: Subsolo, térreo, 1º, 2º e 3º andares

Classificação indicativa: Livre

Entrada Franca

Visita mediada: das 9h às 19h

M. C. Escher


(1898 - 1970)



Quem foi Escher?






Mauritus Cornelis Escher, nasceu em Leeuwarden na Holanda em 1898, faleceu em 1970 e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Na sua juventude não foi um aluno brilhante, nem sequer manifestava grande interesse pelos estudos, mas os seus pais conseguiram convencê-lo a ingressar na Escola de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitectura. Foi lá que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita.



 

Com o professor Mesquita, Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que levou Mauritus a abandonar a Arquitectura e a seguir as Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, Escher decide viajar, conhecer o mundo! Passou por Espanha, Itália e fixou-se em Roma, onde se dedicou ao trabalho Gráfico. Mais tarde, por razões políticas muda-se para a Suíça, posteriormente para a Bélgica e em 1941 regressa ao seu país natal.




Estas passagens por diferentes sítios, por diferentes culturas, inspiraram a mente de Escher, nomeadamente a passagem por Alhambra, em Granada, onde conheceu os azulejos mouros. Este contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem, pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstracto-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc.




OUTRA DICA IMPERDÍVEL PRÁ QUEM FICA NA CIDADE!


Cabaré Luxúria

Tango e Perfume

19 Abr a 2 Jun

Local: Teatro
CCBB SP

Horário: Terça a quinta, às 19h30

Bem-vindos ao Cabaré Luxúria, onde todos são convidados a fazer uma jornada pelo inferno, purgatório e paraíso do amor. Nessa história, uma trupe teatral se vê diante da chegada de uma nova integrante que traz o desequilíbrio, provocando desejo, traição e perigo. As músicas, em estilo Cabaret e Tango, são interpretadas por uma orquestra exclusivamente feminina e costuradas com poemas, cenas, intervenções com o público e pequenas anedotas satíricas.







Com Rachel Ripani, Rosi Campos, Bruno Perillo e a orquestra feminina “Tango e Perfume” formada por Moema Lima, Vivianne Franco, Fabiana Fonseca, Camila Bonfim e Joyce Pasti. Direção de Bruno Perillo e Helen Helene e direção musical de Pedro Paulo Bogossian.






SERVIÇO



Data: 19 de abril a 2 de junho

Horário: Terça a quinta, às 19h30

Local: Teatro
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro

Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada)

Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 10h às 20h
Telefones: (11) 3113-3651/52

Classificação indicativa: 16 anos

Consulte a bilheteria sobre a disponibidade de ingressos